21

JUN

Ford Fund e Artemisia anunciam primeiro laboratório de inovação em mobilidade para apoiar empresas com impacto social


O Ford Fund, braço filantrópico da Ford, e a Artemisia, organização pioneira de apoio a negócios de impacto social no Brasil, lançaram o Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade, programa criado para fornecer treinamento e orientação a startups que desenvolvem programas de mobilidade voltados às necessidades da população de baixa renda do País.

O programa foi apresentado hoje por Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul, e Jim Vella, presidente do Ford Fund, durante a abertura da Campus Party Brasília, versão regional do maior evento de tecnologia e conectividade do Brasil.

O anúncio faz parte da expansão das atividades do Ford Fund no Brasil e dos investimentos que a organização realiza ao redor do mundo para viabilizar as transformações necessárias na sociedade. O Ford Fund Lab: Inovação e Mobilidade promoverá a aceleração em curto prazo de até 20 empreendedores que estejam em estágio inicial de desenvolvimento de negócios. A parceria com a Artemisia tem como foco identificar os projetos de impacto social mais promissores, com soluções inovadoras que atendam às necessidades básicas das comunidades com pouca ou quase nenhuma oferta de mobilidade.

“Negócios de impacto social são escaláveis, replicáveis e sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras para problemas sociais complexos”, explicou Jim Vella. “Essas startups podem nos trazer novas oportunidades de engajamento junto às comunidades, ajudando a fazer a vida das pessoas melhor”.

São considerados negócios de impacto social aqueles que oferecem soluções para problemas enfrentados pela população de baixa renda sem depender de doações ou subsídios. Nos próximos meses, oficinas lideradas por mentores da Artemisia e da Ford vão apoiar o desenvolvimento desses empreendimentos e aumentar seu impacto social. Ao final, será concedido um capital inicial a até três participantes com soluções que tragam impacto social verdadeiro para as pessoas de baixa renda.

“Garantir mobilidade é garantir o acesso a direitos básicos e promover uma sociedade mais saudável e autônoma. A aliança estratégica entre a Artemisia e o Ford Fund tem o objetivo de desenvolver e fortalecer uma nova geração de negócios de impacto social com soluções inovadoras em mobilidade – tema que é transversal a outros setores estruturantes para o desenvolvimento da população de baixa renda”, explica Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

O apoio a negócios de impacto social faz parte da estratégia do Ford Fund no Brasil e no mundo. Em abril, por exemplo, a organização lançou o programa Ford Empower-HER, em parceria com o Michigan Women’s Foundation, para incentivar startups comandadas exclusivamente por mulheres a desenvolver soluções e produtos com potencial para transformar suas comunidades. Além disso, apoia diversos projetos sociais no País, como Projeto Axé, na Bahia, que atende e cria oportunidades para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

5 NOTÍCIAS MAIS LIDAS

1. Camaro Fifty chega ao Brasil no Salão do Automóvel em novembro

A nova geração do Camaro foi lançada em 2015 nos Estados Unidos. Chamada de Ca

2. Nova geração do BMW X1 começa a ser fabricada no Brasil

O BMW Group Brasil deu início à produção do novo BMW X1 em território brasilei

3. Van do futuro totalmente conectada é a nova aposta da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo c

4. Seminovo Lamborghini Sesto Elemento está à venda por R$ 9,3 milhões

Uma das edições que mais angariou fãs pelo mundo, a Lamborghini Sesto, fabrica

5. Ford cria projeto experimental de carro com sistema que produz água potável...

A Ford apresentou um projeto experimental através de seus dois engenheiros, Do



Logotipo site FarolAutos Banner Footer Home
Imagem portal issuu