30

MAI

Yamaha lança versão 2018 da YBR 150 Factor ED

Em março de 2000 a Yamaha apresentou a sua primeira YBR fabricada e desenvolvida exclusivamente para o Brasil. Em pouco tempo já era reconhecida como um dos melhores produtos de sua categoria e passou a ser o modelo mais vendido da linha da Yamaha, posição que mantém até hoje.

A evolução continuou, e no final de 2008 surgiu a YBR Factor 125. Em 2013, foi apresentada a segunda geração do produto, que trazia novo design, mais conforto e maior economia. Em 2015, foi lançada a YBR Factor 150, um produto econômico, confortável e com peças de reposição de baixo custo – foi o 1º modelo da Yamaha a contar com 3 anos de garantia! Em 2016, a Factor 125 ressurgiu com injeção eletrônica , a YBR Factor 125i, e agora em 2017, mais uma evolução da família é apresentada.

O modelo 2018 da YBR 150 Factor ED está mais segura equipada, inclusive com freio unificado UBS (Unified Brake System). Esse sistema unifica a frenagem dianteira e traseira em apenas um movimento do piloto, o acionamento do pedal, distribuindo a força de frenagem entre o freio a disco dianteiro e o freio a tambor traseiro para uma frenagem mais eficiente.

Segundo a Yamaha Riding Academy – YRA (centro de pilotagem), a forma mais eficiente de frenagem é utilizar os dois freios ao mesmo tempo, dianteiro e traseiro. Porém, grande parte dos motociclistas, por diversas razões, tendem a utilizar mais os freios traseiros e se esquecem da eficiência dos freios dianteiros. Unificando os dois freios em um só movimento, a Yamaha pretende oferecer ao motociclista mais segurança – por isso a inclusão do UBS na Factor 150 ED – o objetivo é diminuir significativamente o tempo e espaço de frenagem em relação ao obstáculo ou ao desvio à frente.
Mais que a eficiência da frenagem, a estabilidade neste momento crucial da pilotagem também se torna maior com o UBS. Isso porque a transferência de peso no momento de uma frenagem unificada é melhor distribuída, fazendo com que a motocicleta fique mais estável.