24

MAI

Nissan usa solução do passado para conter distrações com smartphones ao volante

Invenção vitoriana, aplicação moderna. Na Inglaterra, a Nissan adotou uma tecnologia com quase 200 anos de existência para criar um dispositivo-conceito que tem como objetivo conter a crescente distração provocada pelo uso dos smartphones ao volante.
A sacada do dispositivo está na simplicidade do seu conceito. O “Nissan Signal Shield” é o protótipo de um compartimento embutido no apoio de braço de um Nissan Juke revestido com uma Gaiola Faraday, invenção dos anos de 1830.

Quando um dispositivo móvel é colocado dentro do compartimento e a tampa é fechada, o “Nissan Signal Shield” cria uma “zona de silêncio” ao bloquear todas as conexões de celular, Bluetooth e Wi-Fi do telefone, tanto para envio como para recebimento. Veja seu funcionamento no vídeo ao lado.
O conceito foi projetado para que os motoristas possam escolher se querem eliminar as distrações causadas pelas inúmeras mensagens de texto, notificações de redes sociais e alertas de aplicativos, que disparam constantemente nos aparelhos.

Os usuários sentem-se constantemente tentados a checar mensagens de texto e notificações assim que elas aparecem na tela do celular, mesmo quando estão dirigindo. Pesquisas realizadas pela própria Nissan mostraram que quase um a cada cinco motoristas (18%) admitiu já ter enviado mensagens de texto enquanto dirigia.
Todos os crossovers da Nissan são equipados com conectividade Bluetooth, o que permite que os motoristas realizem e recebam ligações quando as condições de segurança são favoráveis.
O dispositivo-conceito “Nissan Signal Shield” oferece excelente conectividade, proporcionando aos motoristas a opção de se manterem disponíveis para realizar ou receber contatos enquanto estão dentro do carro ou definir um tempo e espaço para ter uma “área livre de celulares”. Assim, é possível fazer um “detox” digital e ainda dirigir sem ser distraído pelas notificações que chegam.
Se o motorista deseja ouvir música ou podcasts armazenados no smartphone, é possível conectar o aparelho ao sistema de entretenimento do veículo por meio da entrada AUX ou USB. O dispositivo ficará conectado ao sistema com fio, mesmo quando estiver dentro do compartimento “Nissan Signal Shield”.
Para restaurar as conexões sem fio do celular, basta abrir o compartimento do apoio de braço – o que pode ser feito sem tirar os olhos da via e sem precisar tocar no celular. O telefone será reconectado à rede móvel e ao sistema de Bluetooth do veículo.