05

ABR

Harley-Davidson do Brasil atesta a importância da troca do fluido de freio


Toda Harley-Davidson possui inúmeros componentes que requerem manutenção regular que garantem o ótimo desempenho da motocicleta de forma segura, conforme indicado no manual do proprietário e no manual de serviço de cada um dos modelos da marca. Porém, um dos principais componentes das motos acaba sendo ignorado ou até esquecido: os freios.

Parte da manutenção necessária nas motocicletas H-D que utilizam o fluido de freio DOT 4 em seus sistemas, consiste em trocá-lo a cada dois anos. Essa troca é necessária pois, conforme o fluido de freio envelhece, suas propriedades químicas se deterioram e, se não for substituído, pode ocasionar danos ao sistema de frenagem.

Os freios podem desenvolver uma enorme quantidade de calor, particularmente quando usados de maneira repetida ou dependendo do modo como são acionados. O calor pode aumentar muito a ponto de fazer com que o fluido no sistema entre em ebulição. Assim, outra coisa a ser considerada sobre o fluido de freio é o seu ponto de ebulição, que pode ser afetado pelo teor de água absorvido. O DOT 4 tem como base o glicol e é higroscópico, ou seja, absorve água. A ebulição converte qualquer água do fluido em gás. Como o gás pode ser mais comprimido e o líquido não, quando o fluido de freio entra em ebulição, pode fazer com que a alavanca ou o pedal do freio fiquem mais “soltos” e exija que o piloto bombeie os freios para criar pressão suficiente para, então, a velocidade da motocicleta.

5 NOTÍCIAS MAIS LIDAS

1. Camaro Fifty chega ao Brasil no Salão do Automóvel em novembro

A nova geração do Camaro foi lançada em 2015 nos Estados Unidos. Chamada de Ca

2. Nova geração do BMW X1 começa a ser fabricada no Brasil

O BMW Group Brasil deu início à produção do novo BMW X1 em território brasilei

3. Van do futuro totalmente conectada é a nova aposta da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo c

4. Seminovo Lamborghini Sesto Elemento está à venda por R$ 9,3 milhões

Uma das edições que mais angariou fãs pelo mundo, a Lamborghini Sesto, fabrica

5. Ford cria projeto experimental de carro com sistema que produz água potável...

A Ford apresentou um projeto experimental através de seus dois engenheiros, Do



Logotipo site FarolAutos Banner Footer Home
Imagem portal issuu