21

FEV

Toyota utilizará empilhadeiras movidas à célula de combustível em sua fábrica no Japão

A Toyota deu início a uma série de testes para utilização de empilhadeiras equipadas a célula de combustível, produzidas pela divisão industrial da Toyota, a Toyota Industries Corporation, na sua fábrica em Motomachi, na Cidade de Toyota, localizada na província de Aichi (Japão).
As empilhadeiras movidas por célula de combustível utilizam hidrogênio como fonte geradora de energia elétrica, o que contribui diretamente para um desempenho ambiental altamente sustentável, já que, durante a operação, não há emissão de CO2.

Outro grande destaque na utilização do hidrogênio como fonte de energia é o tempo de reabastecimento: assim como o Mirai, as empilhadeiras precisam de, aproximadamente, três minutos. A substituição de empilhadeiras convencionais por novos equipamentos movidos à célula de combustível faz parte do plano da Toyota em reduzir as emissões de CO2 na planta da companhia em Motomachi.

A Toyota pretende expandir a utilização desse tipo de equipamento de maneira gradual, dando início à implementação de duas empilhadeiras já em 2017 e, em 2018, com adoção de 20 unidades, atingindo, até 2020, o número de 170 a 180 veículos com este tipo de tecnologia para auxiliar na movimentação de carga em toda a fábrica.