07

FEV

Peugeot 3008 DKR entra na corrida

O Team Peugeot Total finalizou com prudência a primeira etapa do Dakar 2017, onde havia mais a perder do que a ganhar, chegando à Argentina sem dificuldades com quatro duplas no Top 12.
A primeira etapa do Dakar 2017 foi apenas um curto aquecimento, com apenas 39 quilômetros cronometrados. Depois deste trecho disputado numa pista estreita, os quatro Peugeot 3008 DKR e todos os outros concorrentes deixaram o Paraguai e rumaram para o sul na direção da Argentina, mais especificamente para Resistencia, onde está um dos grandes pontos do rali.

Embora esta incursão do Dakar por um trigésimo país anfitrião tenha sido curta, ela não foi menos intensa. Todas as duplas que compõem o Team Peugeot Total enfatizaram o aspecto ardiloso desses primeiros quilômetros valendo classificação e, para o Dream Team francês, o essencial era não ter nenhum problema.

Como estipula o regulamento, a classificação dessa primeira fase especial vai determinar a ordem de partida da prova de amanhã. Com quatro duplas a bordo dos Peugeot 3008 DKR, nossos carros serão os 4º, 6º, 8º e 12º a largarem na prova especial de 803 km (dos quais 275 cronometrados) entre Resistência e San Miguel de Tucumàn.

Nesta terceira etapa do Dakar, as dificuldades aumentaram ao mesmo tempo em que a altitude. O percurso não apenas foi mais longo (364 km de especial em duas seções), mas também mais desafiador por vários motivos. Os copilotos encontraram as primeiras dificuldades de navegação, enquanto as máquinas tiveram que lidar com os efeitos da falta de oxigênio.
O Peugeot 3008DKR atravessou hoje (na ligação) o ponto mais alto do rali, a 4960 m de altitude. Não apenas o ar rarefeito em altitude impacta diretamente o funcionamento dos motores, mas também tem efeitos sobre o organismo humano.

A equipe da Peugeot já trabalhava com o novo veículo desde o ano passado, quando foi realizado os primeiros testes visando o modelo 3008 DKR realizar a adaptação para a corrida em diversos Ralis, entre eles, um dos mais famosos que é o Rali Dakar.