07

DEZ

BMW Art Car de John Baldessari é apresentado no Art Basel em Miami

O BMW Group anuncia hoje, na edição deste ano do Art Basel em Miami, o BMW Art Car de John Baldessari em sua estreia mundial. O 19º veículo da BMW Art Car Collection foi concebido pelo mestre americano da arte conceitual e revelado na presença do próprio artista, de Ludwig Willisch, Presidente e CEO da BMW da América do Norte, e Jens Marquardt, diretor da BMW Motorsport. O BMW M6 GTLM de John Baldessari, um carro de corrida com 585 cv, estará em exposição até o encerramento do Art Basel. Seguindo os 40 anos de tradição da BMW Art Car, a “escultura móvel” de John Baldessari fará seu teste na corrida Rolex 24 horas de Daytona, entre os dias 28 e 29 de janeiro, em 2017.

Para o 19º BMW Art Car, John Baldessari utilizou no carro dispositivos estilísticos bem conhecidos e criou um trabalho icônico que une suas práticas criativas às dos anos 50 ​​de uma maneira original. De uma forma minimalista, o artista trabalha com as cores vermelho, amarelo, azul e verde e com seus pontos monocromáticos, deixando marcas coloridas familiares no BMW M6 GTLM também. O jogo irônico de Baldessari sobre a multidimensionalidade do carro de corrida como um objeto de arte é mais óbvia na reflexão gráfica do carro de perfil. E com “FAST” como elemento tipográfico central, o artista transporta corajosamente o poder do BMW Art Car para o seu exterior e o torna visualmente acessível para os espectadores tanto na pista de corrida como no museu.

John Baldessari encabeçou e supervisionou o projeto do 19º BMW Art Car, que foi executado com a ajuda de uma equipe de engenheiros da BMW no início de novembro no Centro de Treinamento de Body & Paint da BMW, em Oxnard, Califórnia.