18

SET

Infográfico aponta que velocista Bolt venceria alguns carros na prova dos 100m

Que Usain Bolt é um fenômeno, todo mundo já sabe. Único atleta na história do atletismo a se tornar tricampeão dos jogos olímpicos, é um verdadeiro colecionador de medalhas e de recordes. Com base nas façanhas feitas pelo velocista, o site CarroAluguel.com produziu um infográfico que mostra que o atleta poderia vencer alguns carros na prova dos 100m.

O jamaicano considerado o homem mais rápido do mundo alcançou a velocidade máxima de 44,72 km/h, na final dos 100m do Mundial de Atletismo em Berlim (2009), estabelecendo o recorde de 9s58. Aí vem a grande pergunta: será que ele poderia vencer algum carro? A resposta da maioria das pessoas é um sonoro “claro que não!”. Porém, a física pode apontar outros resultados.

Como mostra o infográfico, alguns modelos perderiam para o Bolt nos 100m livres porque, apesar de chegarem a velocidades maiores, a aceleração de alguns motores não é páreo para o carismático atleta.
Logicamente a comparação entre Usain Bolt e os veículos é meramente teórica: afinal estamos falando de aceleração média, e a aceleração do mundo real — dos carros e de Bolt — não é constante, dependendo de uma série de fatores, dentre os quais a tração, relação de marchas, velocidade de trocas (se necessário), momento de inércia e velocidade/direção do vento.

Os exemplos a seguir são apenas alguns carros que perderiam para Bolt em uma corrida de 100 metros. Com base no cálculo da aceleração média, qualquer carro que leva mais de 17,2 segundos para acelerar de zero a 100 km/h perderia essa arrancada contra o herói jamaicano.