19

MAI

Inmetro divulga o ranking dos veículos mais limpos e econômicos de 2016


O Inmetro divulgou o ranking de consumo de carros ano 2016 do Programa de Etiquetagem Veicular. Desta vez, todas as marcas participaram dos testes que exibem as informações completas sobre as emissões de poluentes como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxido de nitrogênio. Nas pesquisas anteriores, apenas a emissão de gás carbônico era monitorada.
O nível de eficiência e de poluição é medido na comparação em uma mesma categoria – compactos com compactos, utilitários com utilitários, por exemplo. No geral, os modelos mais efi cientes são, nesta ordem, Toyota Prius, Peugeot 208, Ford Fusion Hybrid, Lexus CT200h e Volkswagen Up! TSI. Entre os microcompactos, o recém lançado Fiat Mobi já se destacou e recebeu o maior selo, o AA. Para os subcompactos, o destaque ficou para o Fiat Uno Evolution, que também obteve a nota máxima. Nos compac-tos, o Chevrolet Onix, Hyun-dai HB20, Renault Sandero e o Ford Ka são uns dos que englobam a lista com um bom resultado. Volkswagen Saveiro, Honda City, Ford Fiesta, e Toyota Corolla também fazem parte da classificação com excelência nos conceitos.
O Inmetro divulgou ainda que nenhum modelo con-siderado utilitário esportivo grande, fora de estrada, comercial ou picape ganhou o selo do Conpet de efi ciência energética. As piores notas possíveis ficaram para o Hyundai Tucson, Mitsubishi L200, Jeep Grand Cherokee, Audi Q5, entre outros. Os dados sobre eficiência energética e nível de emissão de gases além de estarem disponíveis no site do Inmetro, também podem ser acessados através do aplicativo para celular chamado Etiqueta-gem Veicular, compatível em Android e iOS.
Outros veículos leves a diesel, picapes convencionais e microcompactos passarão a receber, a partir de maio, etiquetas do Inmetro identificando o nível de eficiência e poluição. Desde o ano passado, as informações são atestadas e homologa-das pelo Ibama, de modo a evitar camuflagem nos dados por parte das montadoras. A manutenção do selo no carro até o momento da venda é obrigatória, e o consumidor pode acionar o Inmetro se a informação não estiver disponível.

5 NOTÍCIAS MAIS LIDAS

1. Camaro Fifty chega ao Brasil no Salão do Automóvel em novembro

A nova geração do Camaro foi lançada em 2015 nos Estados Unidos. Chamada de Ca

2. Nova geração do BMW X1 começa a ser fabricada no Brasil

O BMW Group Brasil deu início à produção do novo BMW X1 em território brasilei

3. Van do futuro totalmente conectada é a nova aposta da Mercedes-Benz

A Mercedes-Benz Vans apresenta ao mercado a Vision Van, um estudo de veículo c

4. Seminovo Lamborghini Sesto Elemento está à venda por R$ 9,3 milhões

Uma das edições que mais angariou fãs pelo mundo, a Lamborghini Sesto, fabrica

5. Ford cria projeto experimental de carro com sistema que produz água potável...

A Ford apresentou um projeto experimental através de seus dois engenheiros, Do



Logotipo site FarolAutos Banner Footer Home
Imagem portal issuu